quarta-feira, 19 de novembro de 2008

"Blindness"

Um filme que põe aos olhos de todos o que muita gente só viu na imaginação ao ler o livro do nosso ilustre autor José Saramago, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1998, "Ensaio sobre a Cegueira", no qual o filme foi baseado. Com uma óptima realização por parte de Fernando Meirelles, teve a partipação de actores como Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Gael García Bernal. Estreou-se em Cannes e, ao que parece, foi alvo de muitas especulações. O filme passou a estar disponível nos cinemas portugueses no dia 13 de Novembro de 2008 (Quinta-Feira).
A história deste livro trata de uma epidemia intitulada "Cegueira Branca" que atinge uma cidade (cujo nome não é mencionado). Basicamente, todo o livro gira à volta da reacção inicial que o ser humano tem a essa epidemia e da forma como consegue sobreviver após ter sido consumido por ela.



Não me admiraram as críticas feitas ao filme. Muita gente achou que descriminava a população cega, muita gente achou que era uma história sem conteúdo e sem sentido, entre tantas mais coisas. Na verdade, essas críticas entristeceram-me bastante. Alguém que é capaz de dizer que descrimina os cegos, é claramente uma pessoa totalmente "narrow-minded" no que toca a filosofias. Esta história não é para ser vista como está apresentada, tudo o que Saramago escreveu é metafórico. Tudo é uma crítica à sociedade e ao ser humano. Quanto ao facto de acharem sem conteúdo e sem sentido... Não é suposto a história em concreto fazer sentido, porque não é o que é para ter em atenção. Uma vez mais, só um "narrow-minded" misturado com um bocadinho de falta de Q.I. diria isso.

Quanto a toda a realização do filme... Li este livro o ano passado e estou à espera deste filme desde essa altura. Foi realmente o cumprimento de um objectivo a curto prazo ter ido aos cinemas ver este pedaço de arte transformado em imagem. É um dos meus livros favoritos de todos os tempos e o filme não lhe ficou atrás. O shôr Meirelles fez um trabalho espectacular em todo o filme. Está muito próximo do livro em imensos pormenores (nos quais eu reparei) e consegue realmente mostrar o que Saramago queria mostrar, tanto que as primeiras palavras que este disse a Meirelles, quando acabou de ver o filme na ante estreia foram "Estou tão feliz por ter visto este filme, como estava quando acabei de escrever o livro".

O "Blindness" é, de longe, dos melhores filmes que já vi até hoje. É um filme muito cru, muito verdadeiro e que mostra o ser humano na sua realidade. Aconselho vivamente a que o vejam e, por favor, tentem compreender o que Saramago queria realmente dizer quando escreveu o seu livro.



"(...) assim está o mundo feito, que tem a verdade muitas vezes de disfarçar-se de mentira para chegar aos seus fins (...)"

"(...) já erámos cegos no momento em que cegámos, o medo nos cegou, o medos nos fará continuar cegos (...)"

"(...) na verdade, ainda está por nascer o primeiro ser humano desprovido daquela segunda pele a que chamamos egoísmo, bem mais dura que a outra, que por qualquer coisa sangra."

Um comentário:

  1. Já vi o filme, e adorei. Não compreendo esses comentários depreciativos; é uma metáfora genial e uma crítica muito bem elaborada ao ser humano.

    Vim descobrir o teu blog e a minha única seguidora... :D Vou passar a vir cá mais vezes, para ver o que vais escrevinhando.

    Entrentanto, também vou colocar no blog uma crítica sobre "Blindness", que escrevi quando o vi :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir